domingo, 18 de julho de 2010

Números Negativos... Por que os nossos alunos têm tanta dificuldade de entendê-los?

     Os números negativos não existem no mesmo sentido dos naturais na vida cotidiana. Esses números foram criados para atender uma necessidade da ciência Matemática e, por esse motivo, é tão difícil fazer os nossos alunos compreender as operações entre eles, entretanto, a didática não pode ignorar o caráter teórico desta noção matemática. Estabelecer o conceito de número dando-lhe uma abordagem qualitativa ao invés da abordagem quantitativa seria o primeiro passo para fazer os nossos alunos entenderem o motivo da sua criação. Segundo Glaser (1985), foi preciso esperar mais de 1500 anos para afirmar que a regra de sinais não apresenta dificuldade à compreensão e para entender esse processo, o mesmo elaborou um estudo de textos dos melhores autores, o que permitiu identificar obstáculos que se opunham à compreensão dos números negativos. Ele notou que as dificuldades vividas por matemáticos como Euler e d’Alembert são as mesmas que perturbam os jovens estudantes, determinando seis obstáculos se opõem à compreensão e ao aprendizado da Matemática. Muitos professores não percebem que a aprendizagem da regra dos sinais possa comportar dificuldades. Por outro lado, apesar de haver muitos trabalhos didáticos a respeito da análise dos conceitos numéricos, poucos retratam das regras de sinais. A leitura do texto “Epistemologia dos números negativos” de Glaser é uma excelente opção para embasar a prática pedagógica do professor, fazendo, assim, compreender os erros cometidos por nossos alunos ao estudar os números negativos.

Sugestão para leitura:

GLAESER, Georges. Epistemologia dos números negativos. Boletim GEPEM. Rio de Janeiro, n. 17, p. 29-124, 1985.

Um comentário:

  1. O tema sugerido para o Blog é muito interessante, pois propõe discutir e refletir sobre temas da Matemática que ainda causam desconforto para aqueles que trabalham com o tema e mais interessante ainda por abrir um espaço onde os interessados podem fazer suas críticas, relatar suas experiências em sala de aulas e ainda propor atividades que poderão fazer diferença no fazer pedagógico da Matemática.
    Lembro que você pode tornar este espaço ainda mais atraente, utilizando vídeos, imagens, slides referentes ao tema.
    Lembre de divulgar seu Blog...

    Bjs Andréa

    ResponderExcluir